No relançamento da Bancada do Norte, Celso Sabino destaca união de esforços para melhorar a vida na Amazônia

O ministro do Turismo destacou, ainda, os esforços que o governo Lula III vem fazendo na região dando “uma grande atenção” às necessidades da população nortista e amazônida

 

(Brasília-DF, 24/04/2024) No relançamento da Bancada do Norte realizado na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o ministro do Turismo – Celso Sabino, destacou a união de esforços dos parlamentares dos sete estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) para melhorar as condições da vida na Amazônia.

 

O ministro do Turismo destacou, ainda, os esforços que o governo Lula III vem fazendo na região dando “uma grande atenção” às necessidades da população nortista e amazônida. Segundo o integrante do alto escalão da gestão federal, “os estados da região Norte também possuem muitas similaridades, assim como os estados do Nordeste possuem várias similaridades entre os seus estados, características comuns como por exemplo o São João que vai acontecer agora em junho”.

 

“Você tem, inclusive, em aspectos relacionados à culinária, cultura, aos gostos musicais e também, principalmente, as dificuldades comuns de uma região tida ainda muito como inóspita em muitas cidades. Dificuldades em áreas de voos, [devido] a baixa oferta um custo mais elevado tanto em passagens aéreas, fluviais e até mesmo produtos que são vendidos em São Paulo, no Rio de Janeiro, nas Minas Gerais que acabam chegando no mercado da região Norte por um preço mais elevado porque são considerados os custos especialmente de fretes”, apontou o ministro paraense do União Brasil.

 

Exemplo nordestino

Sabino defendeu que os colegas da Bancada do Norte copiem o trabalho executado pelos parlamentares nordestinos junto a Bancada do Nordeste para que o grupo de representantes nortistas alcance êxito em suas demandas.

 

“Então, assim como os estados do Nordeste [que] tem uma forte bancada que tem conseguido muitos avanços, levando para [aquela] região programas sociais importantíssimos que são responsáveis por manter o equilíbrio do Nordeste e do país [como] os programas de distribuição de renda, os parlamentares do Norte estão aqui reeditando, revivendo, essa Bancada que já acontecia no passado [com o] intuito de unir esforços para buscar uma maior conexão aérea, melhores condições de infraestrutura e melhores condições de comunicação e brigar pelos interesses desta região, que são o interesses comuns”, complementou.

 

Esforços do governo

Indagado sobre a atuação e o impacto do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva junto à região Norte, o ministro Celso Sabino reforçou que “o presidente Lula está com muita atenção a região Norte”.

“É sabido por todos, que foi e ainda é encaminhado uma grande atenção e que devem continuar na região Nordeste [como] falamos dos programas de distribuição de renda e programas sociais, mas também é público dado as distâncias da região Norte que o governo precisa ter esta atenção mais carinhosa e o presidente é ciente disso. Então, nós do governo estamos traçando programas para melhorar o turismo, melhorar as condições de infraestrutura, melhorar a conectividade como o ministro Juscelino [Filho (MA), também do União Brasil], por exemplo, tem feito grandes ações e tem levado o cinturão de fibra óptica para levar internet estável e de muita qualidade para a região”, apontou.

“Enfim, são programas que mostram que o governo tem essa atenção e o presidente Lula foi fundamental para a realização da COP 30 no ano de 2025 aconteça no Brasil e vai acontecer na região Norte. Enfim, a soma de esforços do governo federal e parlamento”, finalizou.


(por Humberto Azevedo, especial para a Bancada do Norte, com edição de Genésio Jr.)

Deixe um comentário

No relançamento da Bancada do Norte, Celso Sabino destaca união de esforços para melhorar a vida na Amazônia