Ele falou da expectativa da região com o Porto de Chankay, no Peru.
O deputado Sidney Leite(PSD-AM) falando a Política Real fez um balanço deste primeiro ano de retomada da Bancada do Norte, como grupo parlamentar que reúne 65 deputadas e deputados dos estados do Norte do Brasil.
Veja os principais pontos da conversa:
Educação e Saúde
“Na área de educação e transporte escolar nós conseguimos um reajuste de 50% no valor per capito e que vai ser retroativo ao início deste ano. Nós já temos a garantia de reajuste de investimento da UBS fluvial, mas também do custeio da UBS fluvial, construindo a quatro mão com o Ministério da Saúde para que a gente possa melhorar os recursos destinados para a região Norte, haja vista que o “Custo Amazônico” se impõe.
Então, diante disso nós teremos aí, também, a criação do cadastro das unidades que ,hoje fazem esse trabalho, uma espécie de SAMU fluvial, para que haja esse financiamento das ambulâncias que operam. É uma característica, única, da Amazônia. São conquistas importantes.
Infrestrutura
“Nós tivemos conquistas importantes na infraestrutura com o ministro Renan Filho (Transportes), de Portos e Aeroportos, com o ministro Sílvio Filho, da Indústria e Comércio, com o vice-presidente Geraldo Alckmin, enfim, nós estamos tendo conquistas desta articulação. Sem dúvida nenhuma essa é uma solução que nos une para que nós possamos ter força, vez e voz, para garantir investimento na nossa região, seja do ponto de vista da logística, infraestrutura, comunicação e energia.
Energia
“Na energia, o Estado do Amazonas ficou na rabeira. Em função da empresa que está lá, principalmente no Luz para Todos e no Luz para Amazônia. A Amazonas Energia tem um passivo com a Eletrobrás superior a R$ 10 Bilhões, estamos na expectativa que agora, em dezembro, essa transição para Ambar se consolide para que voltem os investimentos, não só para o Luz para Todos e o Luz para Amazônia, mas também na ampliação e melhoria da do serviços de distribuição e energia em todas as cidades do Estado do Amazonas. “
União da Bancada
“São pautas que nos unificam, estamos na expectativa grande em relação ao porto de Chankay, no Peru, que vai permitir aproximar o Atlântico do Pacífico com uma economia em média de 21 dias pelo Canal do Panamá, 3 semanas, e com certeza vai fortalecer todo o polo naval da região, mas vai garantir maior competitividade para escoamento de grãos e proteínas do Brasil para o mercado asiático, haja vista que a China é o nosso principal parceiro no posto de vista de volume e quantitativo de comercialização.
Então, eu acredito que a Bancada do Norte tem avançado nisso. São inúmeras conquistas que vamos finalizar neste ano. Vamos continuar unidos para que em 2025 a gente possa avançar ainda mais para a população que vive na Amazônia. “, disse.
(da redação com edição de Genésio Araújo Jr.)
Legenda: Sidney Leite em evento da Bancada do Norte. (Foto: Claudio Araújo, especial para Política Real)