Bancada do Norte ouve Exército sobre Sistema de Monitoramento de Fronteiras; Sidney Leite diz que bancada vai dar apoio as Forças Armadas que são fundamentais para o Brasil e para Amazônia

Sidney Leite comanda reunião da Bancada do Norte. (Foto: Claudio Araújo, especial para Política Real)

Veja mais.

Na manhã desta terça-feira, 10, o grupo parlamentar Bancada do Norte realizou sua reunião café da manhã deste mês de dezembro e de fechamento do ano recebendo os representantes do Exército Brasileiro que vieram falar para os deputados e deputadas da bancada sobre o Sistema de Monitoramento e Controle de nossa Fronteiras (Sisfon). O encontro organizado pelo coordenador da bancada, deputado Sidney Leite(PSD-AM) foi o último evento do ano, neste que foi o ano da retomada da Bancada do Norte no Congresso Nacional.

Leite destacou a importância da relação da Bancada do Norte com as Forças Armadas do Brasil. Ele entende que o fortalecimento do Sisfon é fundamental para Amazônia e para o Brasil.

“Esse encontro do Exército Brasileiro com a Bancada do Norte,. Primeiro, é de aproximação. Segundo, trazer essa pauta que é fundamental para a região que é o sistema de monitoramento e controle de nossas fronteiras (Sisfron), que precisa ter uma atenção especial para com a Amazônia, afinal nós somos vizinhos dos países que mais produzem drogas no Mundo.

Com certeza, isso tem um impacto em todo o Brasil, que se nós tivermos esse sistema funcionando em sua plenitude nós iriamos diminuir, significativamente, a entrada de drogas no Brasil e consequentemente a violência.”, disse.

Ele falou mais. Ressaltou que o Ministério da Justiça tem que se juntar nisso, pois narco guerrilheiros já são vistos no Amazonas.

“Haja vista que 75%, segundo pesquisa, ou maís, da violência no Brasil é fruto do narcotráfico. Isso, sem dúvida alguma é importante. mas também tem o outro lado.

Nós temos uma fronteira gigantesca e é alagada. Isso requer recursos. Isso tem que ser prioridade de governo. O ministro (da Justiça) Lewandowski, quando discute a segurança pública, nós temos que discutir as causas, temos que discutir essa porteira da fronteira da Amazônia Brasileira para os países que mais produzem drogas, inclusive o Brasil serve de ponte para o Narcotráfico. Internacional de Drogas.

Nós já temos indicativos de narco guerriheiros no município de Japurá, no Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Isso é extremamente preocupante, fora que boa parte do minério extraído de forma ilegal na Amazônia é utilizado pelo Narcotráfico para lavar esse dinheiro.”, disse.

O deputado Sidney Leite salientou o papel assistencial das Forças Armadas e da importância da Bancada do Norte dar apoio.

“As Forças Armadas são, às vezes, o único fio de esperança na assistência. Temos como exemplo os navios da Marinha. Então, essa articulação é fundamental, somente pela garantia da soberania nacional, patrom6onio brasileiro da biodiversidade da Amazônia, mas ela é estratégica, também, para que a gente possa enfrentar esse que é o verdadeiro câncer da sociedade brasileira e sociedades do Mundo, que é o avanço do narcotráfico. “, disse.

Leite finalizou destacando a imortância do encontro.

“Esse encontro foi fundamental, e a bancada do Norte, com seus 65 deputados se articulem para dar as mãos às Forças Armadas, Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica para que a gente possa garantir recursos e, ter uma pauta unificada para defender no Congresso Nacional. É muito bonito falar da Amazônia, mas investimento é fundamental.”, finalizou.

(da redação com edição de Genésio Araújo Jr.)

Leave A Comment

Bancada do Norte ouve Exército sobre Sistema de Monitoramento de Fronteiras; Sidney Leite diz que bancada vai dar apoio as Forças Armadas que são fundamentais para o Brasil e para Amazônia